Avançar para o conteúdo

Como criar conteúdo de qualidade para o Facebook

  • por

O Marketing de Conteúdo é a parte mais importante de qualquer empresa que quer conquistar seu espaço na internet. A geração de conteúdo relevante para seus fãs e leitores é essencial para determinar o sucesso ou o fracasso da mesma, portanto, se você não gera um conteúdo de qualidade para seu público, considere rever isso.

A maioria das empresas optam pela criação de um blog para gerar conteúdo para seus clientes, porém, com o crescimento das mídias sociais, os blogs não podem ser unanimidade no assunto. Mas e aí, qual escolher? A resposta é simples: ambos. Se sua empresa quer mesmo ter uma presença na web, opte pela criação de conteúdo de qualidade para ambas as mídias.

Existem alguns potenciais fatores para se produzir um conteúdo de qualidade, vamos listar abaixo os principais:

  • Conheça seu público-alvo;
  • Identifique e resolva os problemas do seu público-alvo;
  • Defina uma frequência de postagens;
  • Defina horários mais adequados para a publicação dos posts;

Continue lendo este artigo e aprenda a potencializar seu conteúdo no Facebook.

Como conhecer meu público-alvo?

Conhecer o público-alvo da sua empresa/blog é fundamental para segmentar o conteúdo e alcançar melhores resultados. Em alguns casos, como no das empresas, você terá que fazer uma pesquisa muito mais aprofundada do seu público, afim de descobrir qual gênero, idade, classe social são predominantes, não importa se você tem uma empresa de cabo VGA ou de venda de roupas, analisar seu público é essencial.

Já no caso dos blogs, claro que com algumas exceções, a gente precisa descobrir, basicamente, o que as pessoas estão procurando dentro do nicho de mercado que trabalhamos e quais problemas elas encontram no mesmo.

É realmente necessário?

Sim. Esta busca serve para entendermos ações comuns entre a maioria dos nossos clientes/leitores e assim conseguirmos enviar conteúdo específico para cada tipo de público.

Não sei se já está disponível para vocês, se não estiver em breve estará, um recurso de segmentação que o Facebook acabou de liberar para minha fan page, onde posso escolher direcionar o conteúdo que vou publicar para um determinado gênero, status de relacionamento, status educacional, idade, idioma etc.

Utilizando este recurso, você diminuirá muito a taxa de rejeição do seu conteúdo.

Como identificar os problemas do meu público?

Uma ótima forma de descobrir os problemas que o seu público enfrentam é através das enquetes do Facebook, esta é uma arma muito PODEROSA quando bem utilizada. Não há ninguém melhor que o seu próprio público para responder quais são os problemas que enfrentam.

Outra maneira, é você mesmo tentar identificar as coisas escassas do mercado, como é o caso do MBA em empreendedorismo, certamente, tem muito gente procurando por este tipo de treinamento e desenvolver seu conteúdo baseado nestas deficiências do nicho, sendo pioneiro, lhe trará credibilidade.

Como criar conteúdo de qualidade?

Gente, conteúdo de qualidade é, basicamente, resolver os problemas das pessoas que estão procurando sobre aquilo. Mas é só resolver os problemas? Não. Conteúdo de qualidade envolve várias outras coisas, como escrita clara e objetiva, sem erros de grafia, com o máximo de informações possível e tudo mais.

Estude muito seu público e o seu nicho de mercado, certamente você terá resultados muito melhores fazendo isso.

Dicas para melhorar o engajamento

Existem várias dicas interessantes para melhorar o o conteúdo e, consequentemente, o engajamento dos fãs com sua página.

  • Dê preferência a publicação de imagens e vídeos à textos, este tipo de mídia chama mais atenção e é mais fácil e rápido de compreender do que um texto.
  • Faça perguntas aos seus fãs.
  • Escolha bem os horários para publicar (falarei mais abaixo).
  • Pratique call-to-action (chame os fãs para fazerem alguma ação).

Com que frequência devo publicar?

No Facebook, é necessário manter sempre uma frequência nas suas publicações. Existem algumas variações, as grandes empresas como iTunes, Disney, All Star, costumam fazer 1 post por dia em suas páginas. Já as empresas da mídia, como BBC, CNN, MTV, costumam fazer em média 7 posts por dia.

Qual lição tirar disso?

Você deve estudar, analisar e escolher uma média de postagens diárias para sua página, baseada no engajamento e interação do seu público.

Quais são os horários mais apropriados?

Isto também é bem relativo, cabe uma pesquisa. Mas os horários de pico (horário de almoço, entre 11h e 14h, horário que as pessoas estão chegando do trabalho, entre 17h e 19h, e o horário nobre, entre 20h e 22h) são ótimos para conseguir uma viralização do seu conteúdo no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *