Aplicativo que localiza vans escolares ajuda a reduzir trânsito

Aplicativo que localiza vans escolares ajuda a reduzir trânsito

São Paulo, SP 20/02/2017 – Parceria entre a Maplink e aplicativo De Van para Escola já permite que 85 mil pais de estudantes de todo o país monitorem o trajeto dos filhos


Um serviço gratuito baseado em geolocalização está oferecendo mais segurança e agilidade para pais, alunos e condutores de transportes escolares. A parceria entre a Maplink, empresa de geolocalização e logística, e o aplicativo De Van para Escola, ferramenta para gestão de transporte escolar, já permite que 85 mil pais de estudantes de todo o país monitorem o trajeto dos filhos até as instituições de ensino.

O aplicativo é capaz de encontrar, entre as 1.700 vans cadastradas, o transporte que realiza a rota necessária para que o aluno se desloque entre a residência e a escola, intermediar a negociação do pagamento entre pais e “tios” da van e informar a localização do veículo antes da saída ou chegada da criança. Para o funcionamento do serviço, a Maplink, via plataforma Google Maps API, forneceu o licenciamento da base cartográfica e dos recursos necessários para a inserção de endereços e otimização dos itinerários.

“Com a aproximação do período de volta às aulas, temos aumento na procura. São 85 novos pedidos dos pais todos os dias entre os meses de janeiro e março”, diz Eduardo Nunes, CEO do De Van para Escola. Para ele, o serviço deixa os responsáveis mais seguros para confiar os filhos aos condutores.

O fim do recesso escolar está associado ao aumento do trânsito nas grandes cidades brasileiras. De acordo com dados fornecidos pela Maplink, durante o mês de janeiro de 2016, o congestionamento médio na cidade São Paulo atingiu seu nível mais baixo, com a média de 205 quilômetros em dias úteis. Em fevereiro foram registrados 262 quilômetros e, em março, 299 quilômetros de trânsito, o mais alto índice do ano. Já no mês de dezembro, período em que o ano letivo se encerra, houve redução para 233 quilômetros de vias congestionadas, em média.

Acir Marteleto, diretor comercial da Maplink, comenta “Os horários entre 7h e 10h e 17h e 20h horas são os que registram os maiores níveis de congestionamentos nas vias da cidade, pois coincidem com o fluxo de movimentação de estudantes e trabalhadores. Em comparação com o ano passado, o mês de janeiro de 2017 teve uma redução de congestionamentos de apenas 3%, o que pode indicar índices similares aos do último ano para os próximos meses”. Para ele, é essencial que a locomoção seja feita de forma mais inteligente, a partir de informações seguras e rotas otimizadas – que provêm da tecnologia de geolocalização -, para evitar congestionamentos e atrasos.

Sobre a Maplink
Maplink é uma empresa global referência em tecnologia de logística e geolocalização em nuvem. Com clientes em mais de 18 países das Américas, Europa e África, a empresa tem sede em São Paulo e escritórios na América Latina e Europa. Há mais de 17 anos investe em inovação e oferece soluções para mais de 3.200 companhias de diversos tamanhos e setores de atuação.

A Maplink é a maior revenda de Google Maps API da América Latina e está entre as maiores do mundo. Desde 2014, faz parte da Movile, líder global em desenvolvimento de plataformas de comércio e conteúdo móvel, e, em 2016, adquiriu a companhia francesa de tecnologia Optilogistic, referência mundial em logística.